Nesse post pretendo discutir o que são constantes e variáveis no contexto da linguagem swift, como usá-las e porquê. Espero que você já tenha conseguido abrir o XCode Playgrounds, conforme descrito na Aula 0. A versão em vídeo desse post se encontra abaixo:

Constantes e Variáveis

Um dos conceitos mais básicos da programação é o conceito de se guardar um valor (um dado) para ser usado depois. Os jeitos mais simples de se fazer isso são usando constantes e variáveis. Para se usar uma constante em swift você deve usar o seguinte trecho de código:

Essa linha está guardando o número três dentro da constante chamada de ‘constante’. Veja que esse nome ‘constante’ é exatamente como se fosse uma variável da matemática (x = 3). Variáveis são criadas da mesma forma em swift, apenas se trocando a palavra let por var:

Mas agora você deve estar se perguntando qual a diferença entre as duas? Pois bem, como o nome já diz, as constantes não podem ter seu valor alterado. Dessa forma, se logo depois que você declara a ‘constante’ você tentar mudar o valor dela para outra coisa o seu programa irá dar problema. A variável, no entanto, pode ter seu valor alterado quantas vezes forem necessárias. Você pode fazer isso da seguinte maneira:

Veja que além das duas linhas eu adicionei outras duas começadas com a expressão //, que indica que tudo depois daquela linha é um comentário e deve ser ignorado pelo compilador. Além dessa maneira, você pode escrever comentários de múltiplas linhas da seguinte maneira:

Não perca nossos novos conteúdos:

Tipos de variáveis

Até agora usamos somente números, mas existem muitos outros tipos de dados que podem ser guardados em variáveis e constantes. Vamos começar falando em como especificá-los:

Na variável ‘variavel’ temos o valor 3, e deixamos para o compilador do Swift decidir o tipo da variável, que ele declarará como inteira. Já na segunda variável estamos deixando claro que a variável ‘variavelInteira’ é do tipo inteiro (Int). Note que se você colocar um valor não inteiro (ex. 3.5) e forçar o tipo da variável, como na segunda linha, seu código dará erro.

Além do inteiro, temos os seguintes tipos mais usados:

Mas não são apenas tipos simples assim que você vai encontrar. Você pode criar os seus próprios tipos ou usar tipos já prontos que não são simples como esse. Um exemplo é um pedaço de texto que vai ser mostrado em um programa iOS. Esse pedaço de texto depende que você importe a biblioteca UIKit e crie uma variável, da seguinte maneira:

Em breve colocaremos a próxima aula em formato escrito. Enquanto isso, não perca tudo no canal do youtube.

Ver mais aulas no YouTube

rodrigolg

Desenvolvedor iOS, empreendedor e curioso sobre marketing digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *