Nesse post pretendo falar um pouquinho sobre vetores (também conhecidos como arrays em inglês) no Swift 4. Vetores são listas de elementos, sendo que esses elementos podem ser de qualquer um dos tipos que discutimos na AULA 1. Veja a versão em vídeo dessa aula abaixo:

Vetores

A maneira mais simples de se declarar um vetor é escrevendo uma lista de elementos do mesmo tipo entre dois colchetes, conforme abaixo:

Podemos manipular esses vetores de diversas formas, sendo que as mais simples são adicionar novos elementos e remover os elementos que já estão no vetor. Para adicionar um elemento usamos a seguinte expressão:

Sendo que depois que essa instrução é executada passamos a ter no vetor de strings os seguintes dados:

Remover é um processo similar, mas ao invés de colocarmos o item que queremos remover especificamos qual a posição dele. Aqui vale lembrar, para quem nunca teve contato com programação, que os vetores começam do índice zero, sendo assim o índice 1 se refere ao item “nome” no vetor de strings. Para remover o item nome da lista usaríamos então:

Na verdade para remover usamos apenas a linha de cima. A segunda linha, o print, é uma linha que imprime no console o que você colocar entre os parênteses. Se você executar no seu XCode vai poder ver que essa instrução imprimirá o conteúdo do vetorDeStrings sem o “nome” pois ele foi removido.

Além disso, podemos acessar um elemento diretamente falando seu índice, da seguinte forma:

Executando esse comando no vetorDeStrings, após “nome” ter sido removido, nos daria como resultado a String “e”. Além do append e do remove, usados para adicionar e remover, temos diversas outras funções que podem ser usadas. Não me aprofundarei muito aqui, mas dou dois dos exemplos mais usados abaixo:

Não perca nossos novos conteúdos:

Vetores vazios e de múltiplos tipos

Declarar um vetor vazio tem uma sintaxe especial, que é colocar o nome do tipo entre colchetes e incializar o vetor com parenteses, como abaixo:

Além disso, podemos ter vetores de múltiplos tipos, ou seja, com String, Int, Double, Bool e outros tudo no mesmo vetor. Dada a bagunça que fica, isso nem sempre é uma boa prática de programação, mas para inicializar um vetor de múltiplos tipos podemos fazer assim:

Em breve colocaremos a próxima aula em formato escrito. Enquanto isso, não perca tudo no canal do youtube.

Ver mais aulas no YouTube

rodrigolg

Desenvolvedor iOS, empreendedor e curioso sobre marketing digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *