Dicas Rápidas de Desenvolvimento iOS em Swift #1

Swift - Dicas Rápidas #1

Nessa série trago dicas curtas ensinando padrões em swift, jeitos criativos de resolver problemas e tudo mais que eu achar interessante. Sempre posto acompanhado de um vídeo, que tento deixar abaixo dos 5 minutos. O vídeo desse post pode ser visto abaixo:

No último projeto que trabalhei, o Rogerio Virtual Pet (assim que lançar eu falo um pouco mais sobre ele) eu acabei me deparando com a situação onde eu tinha um enumerador para as animações, mas eu recebia do servidor o nome da animação como uma string. Depois de pensar um pouco em como lidar com isso, acabei descobrindo que existe um jeito muito simples de se converter valores em uma variável compatível com o ENUM. Suponhamos que você tenha o seguinte enumerador:

A primeira coisa que precisamos fazer para transformar um valor em uma variável com o tipo do enumerador é fazer com que cada item do enumerador mapeie para uma variável do tipo desejado. No meu caso, eu recebia uma string, então eu fiz meu enumerador mapear para strings, da seguinte maneira:

Agora que cada item do enumerador mapeia para um valor String (lembre-se que pode ser também um inteiro ou de qualquer outro tipo) temos que fazer a conversão propriamente dita. Ela é extremamente simples e pode ser escrita em uma única linha:

Por fim, podemos fazer um rápido teste para ver está funcionando adequadamente:

Se printar funcionou, quer dizer que está tudo certo com o código, se printar não funcionou, temos algum problema. Espero que tenham gostado da dica, se quiser baixar esse código no github é só CLICAR AQUI.

Se inscreva para não perder nada:


rodrigolg

Desenvolvedor iOS, empreendedor e curioso sobre marketing digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *