Você sabia que as melhores ferramentas para se criar aplicativos para iPhone e Android são completamente grátis? O XCode, Android Studio, Xamarin Studio e IONIC são as ferramentas mais profissionais, que entregam o melhor resultado nos aplicativos e que são usadas pelas grandes empresas que participam do mercado mobile. Aprenda nesse post como criar grátis aplicativos com essas ferramentas e tornar sua idéia de app uma realidade.

Criar aplicativos grátis - nativos e multi-plataforma

Se as melhores ferramentas são grátis, porque alguém paga para fazer aplicativos?

Ótima pergunta! As ferramentas grátis (principalmente o XCode e o Android Studio) são as mais completas para fazer aplicativos, porque são as oficiais. As ferramentas pagas normalmente usam essas ferramentas oficias para fazer os aplicativos, mas para quem está usando é muito mais simples de fazer o aplicativo, apesar de limitado. ESCLARECENDO: É como se o XCode e o Android Studio fossem o PhotoShop (bem mais completo, mas mais difícil de usar) e as ferramentas pagas fossem o Paint (mais simples, dá pra fazer menos coisas, mas é bem mais simples de usar).

Crie aplicativos mobile sem saber programação

AS 4 MANEIRAS GRÁTIS!

Agora que já entendemos o porque são métodos grátis e que vamos ter que meter a mão na massa e programar, vamos as quatro maneiras grátis de criar aplicativos.

NATIVOS

Aplicativos nativos são aqueles que são feitos com as ferramentas oficiais, em outras palavras, os aplicativos Android nativos são feitos com Android Studio e os aplicativos iOS (iPhone e iPad) são feitos com o XCode.

MANEIRA 1: Android Studio

 

Robo Mascote do Android

 

Criar aplicativos com o Android Studio é a maneira mais profissional de se criar aplicativos para o sistema operacional Android, que corresponde a cerca de 95% dos smartphones no Brasil segundo o tecnoblog. Para começar a fazer um aplicativo com o Android Studio você vai precisar de:

  1. Um computador com Windows, Mac ou Linux;
  2. Conhecimento da linguagem Java (ou Kotlin).

O primeiro passo para se desenvolver aplicativos com Android Studio é aprender a linguagem de programação que essa IDE (IDE = ambiente de desenvolvimento integrado) usa. Os apps para Android sempre foram feitos em Java, mas a google anunciou nos últimos meses que já está suportando oficialmente a linguagem Kotlin, e que em alguns anos deixará de suportar a linguagem Java. EM RESUMO: Se você já sabe Java pode usar, mas se vai aprender uma linguagem pra fazer apps Android é melhor já aprender o Kotlin.

Além da linguagem de programação, na hora de fazer as telas você vai precisar se familiarizar com o XML, que é uma linguagem muito parecido com o HTML, e especifica como os elementos de interface se organizam para formar a tela. Na minha opinião não vale a pena estudar isso separadamente, é melhor pegar um curso de Android e aprender a desenhar interfaces nele, e você já vai pegar o XML no meio do caminho.

RECURSO SUGERIDO: Existem diversos cursos por aí, mas a google tem um curso oficial grátis dentro da Udacity, que você pode cursar CLICANDO AQUI.

Maneira 2: XCode – aplicativos para iPhone e iPad

smartphone iPhone

Da mesma forma que o Android tem sua plataforma oficial, a Apple tem o XCode para o desenvolvimento de aplicativos iOS. Essa poderosa IDE requer de você os seguintes itens para que você possa criar aplicativos incríveis:

  1. Um computador Mac (não tem para Windows nem Linux);
  2. Conhecimento da linguagem Objective-C (antiga) ou Swift (nova).

Infelizmente o XCode tem uma barreira grande de adoção pra quem mora no Brasil: precisa ter um Mac e eles são caros! Sendo assim, essa plataforma fica basicamente restrita a quem é profissional no desenvolvimento de aplicativos iOS. Se mesmo assim você está disposto (ou se você vai se aventurar em fazer um hackintosh – não estou falando que deve), você vai ter que aprender uma das duas linguagens da Apple para programar os aplicativos. O Objective-C é uma linguagem antiga e peculiar, usada durante muitos anos para desenvolvimento de aplicativos para todo o ecossistema da Apple. Há alguns anos já essa linguagem não é mais a oficial, e portanto está caindo cada vez mais em desuso. O novo padrão é se programar em Swift, uma linguagem simples e elegante que vêm ficando melhor a cada atualização, que é feita uma vez por ano.

RECURSOS SUGERIDOS: Pretendo colocar bastante coisa interessante no meu CANAL DO YOUTUBE pra te ajudar nessa jornada, mas enquanto meu canal não tira todas as suas dúvidas eu recomendo o curso da PUCRS.

MULTI-PLATAFORMAS

As maneiras multi-plataformas são aquelas onde você faz o aplicativo somente uma vez e ele é o mesmo para as duas plataformas. Parece maravilhoso, mas não funciona tão bem quanto os nativos. Ainda assim, é muito recomendado para vários casos de aplicativos simples que você possa querer fazer, pois diminui muito o tempo que você leva para fazer os aplicativos.

Maneira 3: Xamarin Studio

linguagem de programação C#

O Xamarin Studio compila para código nativo, ou seja, os aplicativos tem performance similar ao aplicativo desenvolvido com a plataforma oficial. A performance não é igual porque ele usa várias bibliotecas próprias que deixam o aplicativo um pouquinho mais lento e mais pesado (o resultado é maior, então na hora de seu usuário baixar seu app vai ser mais demorado). Além disso, as interfaces feitas no Xamarin Forms podem não ficar tão boas, então você pode ter que refazer todas elas nativas para iPhone e Android, tomando o mesmo tempo que levaria para fazer a interface de dois apps diferentes. Apesar disso, é disparada a melhor opção para aplicativos multiplataforma, e é gratuito. Para usá-lo, você vai precisar de:

  1. Um computador com Windows ou Mac;
  2. Conhecimento de C#.

O Xamarin Studio suporta a linguagem C#, que é uma das mais usadas no mundo e em empresas brasileiras, sendo um conhecimento muito valioso. As interfaces podem ser desenvolvidas tanto em Xamarin.Forms, que é um pouco limitado, quanto nas plataformas nativas de cada linguagem. IMPORTANTE: para fazer interfaces nativas iOS e para publicar um app iOS feito com Xamarin você ainda vai precisar de um Mac.

RECURSO SUGERIDO: Curso oficial da microsoft.

Maneira 4: IONIC – Criar aplicativos grátis para quem sabe Web

angular.js linguagem da google

O IONIC é ótimo para quem sabe desenvolvimento WEB, pois usa algumas das tecnologias mais comuns desse meio, como angular e javascript. Desenvolver um aplicativo IONIC é basicamente desenvolver uma página Web, sendo que depois essa ferramenta vai converter a sua página em um aplicativo. RESUMO: É ótimo para quem já sabe desenvolvimento web e quer fazer um aplicativo simples, mas uma página WEB não é capaz de fazer tudo que um aplicativo faz.

Você vai precisar de:

  1. Um computador com Windows, Mac ou Linux;
  2. HTML e Angular (2) para fazer as interfaces;
  3. Javascript para fazer o código.

Novamente, para publicar os aplicativos iOS você vai precisar de um Mac. Se você quiser, uma boa opção para se aprender IONIC é primeiro aprender a fazer websites com Angular 2 e Javascript.

RECURSO SUGERIDO: Recomendo esse curso, mas tem vários outros, inclusive a documentação oficial.

Publicando para iOS (iPhone e iPad)

Publicar aplicativos para iOS requer um computador com Mac OSX, independente da plataforma que você escolha. No futuro farei outro post falando quais as opções nessa área, então se inscreva para não perder nada:

 


rodrigolg

Desenvolvedor iOS, empreendedor e curioso sobre marketing digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *